sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

A Meditação Transcendental: Descubra essa Técnica Milenar e Seus Benefícios


Maharishi Mahesh Yogi
A meditação  transcendental foi introduzida por Maharishi Mahesh Yogi, em 1955, Maharish alcançou a fama como guru do Beatles nos anos 60.

Segundo Maharishi, a Meditação Transcendental permite que a mente transcenda atingindo o estado de vigilância, isso é possível, devido a redução da atividade mental que a meditação transcendental proporciona .

Em alguns momentos praticando a meditação transcendental é possível atingir o estado máximo de repouso e relaxamento tornando a mente  mais clara, inteligente, silenciosa e criativa, isso porque quando a mente transcende o corpo entra em estado profundo de relaxamento, muito mais profundo que o do sono.


Quem Pode Praticar a Meditação Transcendental?

A meditação transcendental pode ser praticada por qualquer pessoa, independente de idade, sexo, credo, raça ou religião, até porque não se trata de uma prática religiosa, e o praticante não requer de nenhuma prática espiritual ou fé.

Apesar de muitas pessoas ainda fazerem essa ligação da meditação com religião, a meditação transcendental não tem conotação religiosa e pode ser praticada por católicos, judeus, umbandistas, espíritas, evangélicos e  ateus. É uma prática que abrange pessoas de todos os credos e de todas as idades.


Como Fazer a Meditação Transcendental?

A Meditação Transcendental é ensinada individualmente por um mestre, no qual lhe fornece um mantra, esse mantra é pessoal e deve ser mantido em segredo.

No entanto, quando isso não é possível, podemos usar outros mantras, como o Om ou So Ham.

Ou o mantra (frase que você gosta de repetir), eu tenho paz, eu tenho amor, prosperidade.


  1. Você deve se sentar em um lugar calmo onde não irá ser incomodado nos próximo 15/20 minutos.
  2. Feche seus olhos suavemente
  3. E entoa o mantra que você escolheu algumas vezes
  4. Permaneça em silêncio por alguns minutos, se quiser pode colocar o despertador para tocar.
  5. Depois de praticar pela manhã, você irá prosseguir  o seu dia com mais clareza mental, paz interior, bom humor, relaxado e confiante para enfrentar o dia.
  6. A meditação transcendental, é realizada duas vezes por dia, de manhã e a noite, de 15 a 20 minutos
  7. Quero reforçar  que meditação não requer esforço, concentração, meditação é natural, relaxante, vejo muitas pessoas meditando franzindo a testa, com a cara fechada, então vai mais uma dica, bota um sorriso suave em seu rosto enquanto medita e relaxa seu  o rosto, dessa forma será até mesmo mais fácil da meditação fluir.

Benefícios da Meditação Transcendental:
  • Melhora a saúde vascular.
  • Combate a depressão.
  • Ajuda a superar vícios, como tabaco, álcool e outras drogas.
  • Reduz ansiedade.
  • Combate insônia.
  • Reduz o colesterol ruim.
  • Deixa mais inteligente.
  • Melhora a memória.

Estudo de Caso 1:

“Eu tô aqui pra falar dos benefícios que a meditação transcendental trouxe para minha vida.”

“Eu comecei a meditar a mais ou menos há um ano. Sou meditador recente, mas nesse pouco tempo que eu comecei com a pratica, houve muitas melhoras na minha vida.”

“E a principal que eu posso falar para vocês é o foco, que é uma coisa fundamental hoje em dia pra gente.”

“Um problema pequeno é um problema pequeno, e um prolema grande é um problema grande.”

“E com o foco que a gente ganha com a meditação transcendental  os problemas ganham uma proporção muito menor.”

“A gente fica mais apto a resolvê lo.’

“O que eu ganhei com prática, foi uma clareza muito grande para poder ver as coisas com o tamanho que as coisas tem.” Wagner Moura


Estudo de Caso 2:

“Eu medito há bastante tempo, eu morava em São Paulo me mudei para o Rio de Janeiro na década de 80.”

“Em 83 eu conheci o Cleber, e fiz um curso com ele de meditação, desde então eu medito.”

“Eu medito já há vinte tantos anos, sempre sou uma meditante costumas, sempre medito.”

“Porque nesses vinte minutinhos de meditação pela manhã e pelo final da tarde, eles tem que ser incluídos na sua vida como um hábito, como escovar os dentes, como fazer um dever de casa, como fazer qualquer coisa que você tenha que fazer todos os dias, tomar um banho.”

“Então a meditação você inclui ela na sua vida e os benefícios são inúmeros e são infindáveis, eles são para sempre.”

“É como se você ganhasse um presente seu, o seu mantra é seu presente que você vai levar ele pro resto da sua vida aonde você for.” Julia Lemmertz


Estudo de Caso 3:

“Para mim, a meditação reordena o fluxo natural da vida. As decisões vêm facilmente, as coisas caem no lugar e não há nenhum conflito. Você está vibrando com a vida, porque você está no fluxo. A meditação é uma maneira de chegar até lá”. Oprah Winfrey


Estudo de Caso 4:

“Essa técnica é muito simples, muito concisa, eu penetrei no bem estar desde a primeira vez que meditei, e depois nos três primeiros dias me senti muito no presente (…) Eu sentia uma autoconfiança, eu sentia que estava fazendo a coisa certa no lugar certo”. Angela Flores

Nenhum comentário:

Postar um comentário