terça-feira, 26 de julho de 2016

A Lâmpada que Funciona com a Gravidade


Uma solução alternativa à eletricidade pode ser a força da gravidade. Sim, podemos aproveitar esta energia inesgotável para alimentar nossas casas. Por agora se trata de uma lâmpada, Gravity light, uma lâmpada que não necessita de energia elétrica, cabos ou de baterias, é alimentada graças à força da gravidade.

O seu funcionamento é de certa forma intuitiva e conhecida pelo homem. Você já viu um relógio de pêndulo? O sistema é baseado na contraposição de dois pesos que permitem a alimentação do relógio. A lâmpada Gravity light funciona com a mesma ideia. Graças à presença de contrapesos a lâmpada é alimentada e funciona em completa autonomia.


Para funcionar, esta lâmpada necessita de uma carga que é proporcionada pelo movimento de um contrapeso previamente carregado. O peso necessário para a operação é de aproximadamente 9 quilos. Esse peso preciso serve com o objetivo de colocar o equipamento em movimento e assim ativar a iluminação graças ao movimento perpétuo que gera.

O tempo de reação, e então a iluminação, do mecanismo é irrisório e leva apenas 3 segundos. Realmente pouco tempo, visto que é para usar uma luz natural, gratuita e com vista para um mundo “verde”. A lâmpada também tem o recurso que permite calibrar a quantidade de luz e, assim, selecione uma luz mais ou menos intensa.


Certamente este é um passo avançado para a utilização de fontes alternativas e os dois designers, Martin Riddiford e Kim Reeves, têm a intenção de adaptar este mecanismo em outros aparelhos. A ideia inicial, a que deu o impulso a este projeto foi a criação de fontes alternativas de energia elétrica para povos que ainda não são capazes de conseguir usinas elétricas hoje em dia.

Lembrando que não é um produto comercial, mas um projeto em desenvolvimento e à procura de contribuições não-governamentais que possam começar a produção em massa desta lâmpada. Você pode participar do projeto com contribuições pessoais; Basta visitar o site IndieGoGo e tornar-se um incentivador com uma doação .

O trabalho de pesquisa dos dois designers foi subsidiado por uma empresa em Londres, a Therefore.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário