terça-feira, 26 de julho de 2016

Ecocápsulas, As Mini-Casas do Futuro


O conceito de casa está mudando, especialmente nos últimos anos, e mais e mais freqüentemente, vemos casas que se adaptam às novas necessidades pessoais, mas também ao espaço social.

As casas foram reduzidas em tamanho, mas também se enriquecem de tecnologia que nos permite viver bem em ambientes menores e, cada vez mais, com o olhar voltado para a eco-sustentabilidade.

As ecocápsulas têm um olhar voltado para o futuro e a capacidade de viver sem problemas para a natureza; casas menores que permitem que vivamos facilmente, até duas pessoas em uma área de cerca de 8 metros quadrados.


A ideia da ecocápsula foi fundada por um grupo de arquitetos Eslovacos de Bratislava, Nice Architects, que projetaram um micro espaço funcional que parece muito com um ovo.

Estas tiny house são casas auto-suficientes, que são capazes de funcionar de forma independente, sem a necessidade de se prender a canalização externa ou sistemas elétricos e tem a forma compacta com traços futuristas.

Cada ecocápsula está equipado com pás de turbinas eólicas, um sistema de transporte de energia que utiliza o vento e o converte em eletricidade. O resíduo de energia é então armazenado em uma bateria especial, que libera de acordo com as necessidades dos moradores.


O mecanismo de energia é tão eficiente que os moradores das ecocápsulas são auto-suficientes para mais de um ano e, portanto, não será necessário utilizar a rede de energia tradicional por um longo tempo.

Além da eletricidade, os arquitetos projetaram um sistema ecológico para a água; esta habitação prevê o recolhimento de água da chuva que é reservada num tanque e subsequentemente filtrada de modo a ser perfeitamente potável.

Dentro de apenas 8 metros quadrados, um casal pode viver confortavelmente, porque há uma pequena cozinha funcional, uma cama dobrável e um banheiro, que usa um sistema de compostagem.

Para aqueles que querem comprá-la, em 2016, elas estarão disponíveis a um preço de 80.000 dólares (!!!); é esperado redução dos custos já em 2017. Para os amantes do campismo, ou para aqueles que querem mudar seu estilo de vida, as ecocápsulas são eficazes na realização dos seus sonhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário