quarta-feira, 29 de julho de 2015

O ESPÍRITO


O QUE DIZEM OS SONHOS - A RECORDAÇÃO - OS HOMENS ELEVADOS

Nos sonhos podemos adquirir experiências boas e más; devemos, pois, prepararmo-nos e educarmo-nos para evitar só maus resultados do sonho.

O Manas inferior dorme quando o sonho é sensível e então a consciência animal guiada por Karma se dirige para a luz astral; a propensão e sempre animal nos sonhos sensoriais.

Se fôssemos capazes de recordar o que sonhamos enquanto dormimos profundamente seríamos capazes, do mesmo modo, de recordar nossas vidas anteriores.

Algumas pessoas recordam durante a vida suas encarnações passadas, porém essas pessoas são Budas e Iniciadas. Isto é o que os iogues chamam "sammá-sanbuddha" ou conhecimento das próprias encarnações passadas...

Depois da morte começa a efetuar-se ante os olhos espirituais da alma uma representação correspondente ao programa aprendido e que muito freqüentemente foi composto por nós mesmos; a realização prática das crenças ou das ilusões criadas por nós. O Metodista será Metodista; o Muçulmano será muçulmano, durante algum tempo pelo menos, num paraíso de insensatos criado segundo o gosto de cada um. Tais são os frutos post-mortem da árvore da vida. Nossa crença é incapaz, naturalmente, de exercer alguma influência sobre a realidade incondicionada do fato em si, mesmo que existente, porém a crença ou incredulidade naquela imortalidade como propriedade de entidades quando da aplicação a cada uma dessas entidades, independentes ou separadas não deixa de influenciar quando da aplicação a cada uma dessas entidades. Começais agora a compreender?

Cada ciclo acarreta um desenvolvimento novo e até uma mudança completa na constituição mental, psíquica, espiritual e física do homem promovendo a evolução destes princípios numa escala sempre ascendente. Daqui se deduz que os homens como Confúcio e Platão, que pertenciam, psíquica como espiritualmente a planos mais elevados de evolução eram neste nosso vasto tempo como a maioria dos homens serão no quinto ciclo, cuja Humanidade predestina-se a um encarte mais elevado na escala da evolução que nossa Humanidade do presente.

Helena Petrovna Blavatsky
A Doutrina Teosófica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário