quinta-feira, 25 de abril de 2019

DO DESTINO DOS "PRINCÍPIOS" INFERIORES


P: O que é Kama-Loka? 
Blavatsky: Quando o homem morre, seus três princípios inferiores o abandonam para sempre; isto é: o corpo, a vida e o veículo dela, o corpo astral ou duplo do homem. Então, seus outros quatro princípios: o princípio central ou médio (a alma animal ou Kama-rupa) com o que assimilou de manas inferior, e a Tríade superior, se encontram em Kama-Loka. Esta é uma localidade astral, ou Limbus da teologia escolástica, o Hades dos antigos, enfim, uma localidade somente em um sentido relativo. Não tem área definida, nem tampouco limites, mas existe dentro do espaço subjetivo, isto é, fora do alcance de nossas percepções sensoriais. Sem dúvida existe, e é ali onde os eidolons astrais de todos os seres que já viveram, inclusive os animais, esperam sua segunda morte. Esta última vem, para os animais, com a desintegração e a completa desaparição de suas partículas astrais. Para o eidolon humano, começa quando a Tríade Atma-Buddhi-Manásica "separa-se" de seus princípios inferiores, ou seja, do reflexo da personalidade que foi, ao entrar num estado devakhânico. 

P: E o que sucede depois? 
Blavastky: Então o fantasma kama-rúpicoprivado de seu princípio pensante (o manas superior), e do aspecto inferior deste, e a inteligência animal já não recebendo luz alguma da mente superior e sem cérebro físico para poder se manifestar, desaparece. 

P: De que modo? 
Blavatsky: Cai em um estado semelhante ao de uma rã quando o vivissecionista a priva de certas partes de seu cérebro. Já não pode pensar, nem mesmo em um plano animal inferior. Não é sequer o manas inferior, pois este não é nada sem o superior.

Blavatsky - KAMA- LOKA E DEVAKHAN
livro “A Chave para a Teosofia”
Editora Teosófica

Nenhum comentário:

Postar um comentário