"Uma pessoa que colocou ante si um ideal de perfeição tem de aprender a fazer coisas novas e a iniciar constantemente novas linhas de atividade. Ela deve eliminar aos poucos a resistência automática de seus veículos inferiores e acostumá-los a encetar novas linhas de atividade, agradáveis ou não, sem oferecer resistência (...) Este alcance tem de ser lenta e sistematicamente aumentado a fim de que as energias mais elevadas no homem possam encontrar expressão cada vez mais variada e em maior plenitude na vida interior. (...) Não podemos ter as capacidades que ainda não desenvolvemos. (...) Quanto mais variadas nossas capacidades, mais rica é a melodia que o Divino Músico em nosso interior pode tirar dos instrumentos que criou para Seu uso.
As capacidades não só devem ser ampliadas mas aprofundadas por prática intensa. (...) O fator intensidade é da maior importância na vida espiritual e todas as realizações no reino espiritual são geralmente possibilitadas pela gradual intensificação do esforço numa determinada direção. Esta intensificação é realizada pela aplicação de uma pressão sempre crescente da vontade, o que por sua vez ajuda a libertação do poder da vontade como talvez nada mais possa fazer. Pela ação e reação entre o esforço intenso e o poder da vontade aos poucos são construídas em nosso caráter qualidades tais como resistência, perseverança e unidade de propósito que produzem nos mundos inferiores pálidos reflexos dessa poderosa força associada à consciência Atmica. (...) Quando um homem pode começar, continuar ou encerrar qualquer atividade do corpo físico, astral e mental à sua vontade, só então se pode dizer que Atma adquiriu o controle sobre esses corpos e está apto a usá-los como meros instrumentos nos mundos inferiores.
(...) as oportunidades do desenvolvimento da vontade em nosso interior são oferecidas em todas as esferas da vida e sob todas as espécies de circunstâncias externas e internas. Atma é o último princípio em nosso interior, o âmago do nosso ser espiritual e, através da Vontade Espiritual, seu principal instrumento, regula, energiza e controla todas as nossas forças e os veículos com os quais essas forças operam."
Taimmi
Nenhum comentário:
Postar um comentário