A tsampa é o alimento principal dos tibetanos, pois é abundante no Tibete. Algumas das suas características são evitar a sede e ser um alimento bastante rico. É feita de cevada mas pode também ser feita com trigo. Os refugiados tibetanos no sul da Índia fazem-na com milho. Pode-se comer simples ou com chá, iogurte e até vinho. A tsampa também pode ser um doce e é utilizada para fazer bolos para as cerimônias religiosas.
Os tibetanos em geral não são vegetarianos pois os legumes no Tibete são raros, assim a carne entra normalmente no seu regime alimentar, mas no ocidente é possível ser-se vegetariano. Para os que tem problemas de saúde, ser vegetariano pode ser uma boa opção, pois a comida pode ser um remédio, e para os que são saudáveis é uma boa maneira de manter a forma, um assunto que desenvolveremos mais tarde.
A mais celebre receita tibetana são os momos, que no Tibete se fazem com carne mas que podemos encontrar noutros países, como a Índia e o Nepal que albergam grandes comunidades Tibetanas, feitos com diferentes recheios vegetarianos e também com queijo.
Um dia o Dalai Lama disse (citado por Danielle Mitterrand no seu livro de memórias) que se deviam comer pelo menos vinte para os apreciar bem.
Para os que desejam experimentar e surpreender em casa, aqui vai a receita dos celebres Momos.
Receita dos Momos tibetanos
Ingredientes:
- Seitan: 500g
- Farinha branca:500g
- Aipo: um ramo
- Folhas de coentro: um ramo
- Cebolas: 3 médias
- Alho: 3
- Gengibre: 1 colher de chá
- Sal: segundo o gosto
- Fermento em pó: 1 colher de chá
Preparação:
- Corte o seitan, a cebola, o alho, o gengibre, o aipo, o coentro. Corte muito fino de modo a obter um recheio.
- Misture o fermento com a farinha. Faça uma massa e depois pequenas bolas, que achata sendo mais finas nos bordos e mais grossas no centro.
- Ponha uma colher do recheio no centro e dobre.
- Ponha a cozer a vapor durante 15 minutos.
- Coma quente com um molho picante ou outro ao seu gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário