Dicas Conscientes de Ecologia e Meio Ambiente
COZINHE MAIS EM PANELA DE PRESSÃO: Você pode cozinhar tudo em panela de pressão (feijão, arroz, carne, peixe, macarrão etc.), de forma rápida e economizando 70% do gás.
TAMPE SUAS PANELAS AO COZINHAR: Ao tampar as panelas, você aproveita o calor que se perderia no ar.
COZINHE EM FOGO MÍNIMO: A comida não cozinha mais rapidamente com fogo alto, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum.
ANTES DE COZINHAR, RETIRE TODOS OS INGREDIENTES DA GELADEIRA: Evite abrir e fechar a geladeira constantemente. Essa atitude desperdiça muito mais energia.
FAÇA USO DE GARRAFA TÉRMICA: Ao invés de abrir a geladeira o tempo todo, use uma garrafa térmica de 2 ou 5 litros com bastante gelo. A temperatura da água fica conservada o dia inteiro e você economiza energia.
COMA MENOS CARNE VERMELHA: A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. O mau cheiro que eles exalam é metano, um gás inflamável e poluente. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma enorme quantidade de água. Cada 1 kg necessita de 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango consome 10 litros.
MANTENHA O MESMO APARELHO DE CELULAR: Os celulares utilizam derivados de petróleo em suas peças e materiais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes, sua produção é feita utilizando mão-de-obra barata de países em desenvolvimento. Evite a troca constante. Se o problema for bateria, considere o custo/benefício de trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta.
USE MAIS VENTILADOR AO INVÉS DE AR-CONDICIONADO: Um ventilador de teto, por exemplo, gasta 90% menos energia se comparado a um ar-condicionado. Portanto, sempre que possível, use mais o ventilador. Uma outra alternativa é combinar o uso dos dois. Regule seu ar-condicionado no mínimo e ligue o ventilador de teto.
LIMPE OU TROQUE OS FILTROS DE SEU AR-CONDICIONADO: Um ar-condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.
USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEIS: Elas duram anos e podem ser recarregadas em torno de 1.000 vezes.
USE LÂMPADAS FLUORESCENTES AO INVÉS DE INCANDESCENTES: Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.
PREFIRA ELETRODOMÉSTICOS DE BAIXO CONSUMO DE ENERGIA: Escolha os aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energia Star (no caso de importados).
EVITE DEIXAR APARELHOS EM STANDBY: A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
MUDE SUA GELADEIRA OU FREEZER DE LUGAR: Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados, pelo menos, 15 cm das paredes, evitando o superaquecimento. Jamais coloque roupas e tênis para secar atrás deles.
DESCONGELE GELADEIRAS E FREEZERS ANTIGOS A CADA 15 OU 20 DIAS: O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo com que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, troque de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.
USE MÁQUINAS DE LAVAR ROUPAS E LOUÇAS SÓ QUANDO ESTIVEREM CHEIAS: Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.
RETIRE IMEDIATAMENTE AS ROUPAS DA MÁQUINA DE LAVAR QUANDO ESTIVEREM LIMPAS: As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar, consumindo, assim, muito mais energia elétrica.
TOME BANHO DE CHUVEIRO E GASTE DE 10 A 15 MINUTOS: Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que o de chuveiro.USE MENOS ÁGUA QUENTE: Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira água morna ou fria.
PENDURE AS ROUPAS AO INVÉS DE USAR A SECADORA: Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano, ao invés de usar a secadora.
FAÇA RECICLAGEM EM CASA E NO TRABALHO: Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).
FAÇA COMPOSTAGEM: Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.
REDUZA O USO DE EMBALAGENS: Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas. Leve a sua sempre com você.
USE PAPEL RECICLADO: Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel Comum. E poupa nossas florestas.
PLANTE UMA ÁRVORE: Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores em seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica e Iniciativa Verde.
PREFIRA ALIMENTOS PRODUZIDOS EM SUA REGIÃO: Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento de sua comunidade, bairro ou cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário